Em Fany ou o Modelo das Donzelas, Nísia Floresta nos mostra a revolução Farroupilha pelos olhos de uma doce menina filha da elite gaúcha que sofre as consequências da guerra civil.
Escrito originalmente para o consumo das alunas do Colégio Augusto, o texto foi quase perdido.
Essa edição tem texto adaptado para o acordo ortográfico vigente, e conta também com uma atualização da linguagem de forma a ser mais acessível aos leitores de hoje.
Conselhos à minha filha foi a primeira obra autoral de Nísia Floresta, lançada em 1842, e é um dos textos mais bem-sucedidos da autora. Como o nome sugere, o texto foi escrito como conselhos da autora para a própria filha, desejando que esta seguisse o caminho que a mãe julgava prudente.
Neste período, o Brasil era um império comandado pela família real e várias revoltas separatistas estavam acontecendo por todo o território. Considerando o momento histórico, mulheres não possuíam participação ativa em nenhum setor da sociedade, estando restritas ao ambiente doméstico e à família. Apesar de a sociedade não acreditar na educação feminina, Nísia aconselha à filha a sempre estudar.
Edição especial vira vira
A edição física com os dois textos publicados pela Galuba Editorial será uma edição vira-vira, com 48 páginas e formato de 11x18 cm.